domingo, 10 de junho de 2012

Assembleia Descentralizada da CML

Teve lugar na passada quarta-feira, dia 6 de Junho a Assembleia Descentralizada da CML. A AMQL esteve presente e participou com um discurso onde aprenetou alguns dos problemas que mais afectam o nosso bairro. A apresentação foi feita pela Paula Velasquez, na qualidade de Presidente da AMQL.

Abaixo partilhamos uma transcrição do discurso que eapresentámos.



Senhor Presidente da C.M. L 
Senhora Presidente da Assembleia Municipal
Senhores Vereadores,
Senhores Deputados Municipais
Senhores secretários
Senhores presidentes das juntas de  Freguesia
Exmº srs
Caros munícipes


A  Associação de Moradores da Quinta da Luz saúda todos os presentes e a todos deseja  Bom Trabalho.

A Associação que aqui represento, viveu recentemente um processo eleitoral que conduziu à profunda renovação dos seus orgãos sociais, dando assim mostra do dinamismo e da iniciativa que este tipo de organização social pode ter.

Embora renovados, não perdemos de vista as experiencias anteriores, as iniciativas passadas, os erros cometidos, os processos encetados.

Por isso, felicitamos todos os cidadãos envolvidos nas obras de requalificação em curso em Carnide Juntamos  o nosso desejo e empenho  de que as obras já iniciadas  sejam emblemáticas e cheguem a bom termo. E aguardamos também o inicio das obras do Centro de Saúde e da Escola Básica EB 45 cuja integração no futuro Agrupamento Escolar esperamos que seja no sentido de garantir as melhores oportunidades a todos.

Saudamos a recuperação do Largo dos Cafés, e os melhoramentos introduzidos  em resposta às pretensões dos  residentes  da Quinta da Luz, sinal de empenhamento  e esforço comum para a melhoria da qualidade de vida

Entendemos que o nosso papel não está esgotado e queremos manter o estattuto de interlocutor privilegiado, alertando , propondo e motivando os moradores a participarem ativamente na construção do bem estar.

A este esforço contínuo de melhoria da qualidade de vida , a nossa  Associação empenho-se em sinalizar problemas, ouvir os nossos  vizinhos, promover diálogos, instituicionais e locais

Fomos consultados e participamos em reuniões. Também promovemos diálogo participativo!

Na Assembleia Pública descentralizada da CML de 04 Maio 2011 a AMQL lembrou, entre outras considerações , a necessidade de reforço e alargamento  da  fiscalização em toda a área abrangida pela EMEL neste Bairro, a demarcação de zonas exclusivas a residentes após o horário, então das 19h , e aos fins de semana .

1 - Em resposta o gabinete  , da tutela,do sr.Vereador Nunes da Siva, informa  que a EMEL irá estudar a hipótese de introduzir  reserva  de estacionamento para residentes  a partir do horário , então, vigente. Mais informando que irá estudar com Entidades ( Pol. Mun)um esquema de regulação do estacionamento em dias de jogo no estádio da Luz.

2 - Cabe á EMEL ,enquanto operador Municipal o papel de agente  e motor destas questões de Mobilidade ,nas quais se inclui  a melhoria e a defesa do estacionamento residente

Bom, já ocorreram iniciativas “Vá à bola de transportes públicos” em 2009/2010 onde o sr Presidente da C.M. L  já se referia também aos bairros  de Telheiras e Quinta da Luz têm sido.

Sr .Vereador, o Bairro da Quinta da Luz continua a ser martirizado! Este Bairro continua, se permitem, a expressão, nos dias/noites de bola, a ser invadido por estacionamento visitante e com constantes situações de abuso na ocupação de espaço.

A EMEL tem monitorizado estes dias de eventos?

Irá começar outra época desportiva. Que medidas vão ser reforçadas  ou implementadas, de modo a defender o residente ” travando” esses afluxos, invasões, do  automóvel?

3 - A  Associação de Moradores da Quinta da Luz, face as recomendações  do sr Procurador de Justiça, Alfredo José de Sousa  que considera a EMEL está a praticar  taxas abusivas aos residentes, sem fundamento legal,   também manifesta o desagrado dos moradores quanto ao valor dos 2º e 3º dísticos para residente, o seu  desagrado pelo actual horário de fiscalização contrário ás expectativas de alargamento da fiscalização em período nocturno  e extensivel aos  fins de semana o seu desagrado pela situação de parte do parque da Avenida do Colégio Militar, hoje espaço de 90 lugares de estacionamento não regulado, livre .

(Esta área referenciada  no Plano Urbanização Carnide –Luz  foi objeto de intervenção da Associação de Moradores que inclui como proposta  a construção  de parque de estacionamento subterrâneo em toda a  área definida como SUOPG 28

4 - Consideramos ser a  altura de a Emel  se dirigir aos residentes (não os considerando como a fonte fácil de receitas  mas) propondo-lhes  a estabilização de :

- defesa do  estacionamento residente:

- oferta de mais fiscalização em horário nocturno e fins de semana (já deveria estar equacionado, se nos permitem a observação )

- diminuição do valor do 2º dístico e 3º dístico (com valor inalterado do 1º dístico)

- reapreciação dos valores do dístico de comerciante.

- rápidas e eficientes medidas  de defesa do estacionamento residente em dias de eventos futebolisticos.

- alargamento de zonas exclusivas a residentes quando estas estão em proximidade de estádios de futebol e grandes superficies comerciais  e em regime de rotatividade, como é o caso da Rua Ana de Castro Osório e parte da rua Adelaide Cabete onde os moradores reindivicam algum espaço  reservado a residentes (sempre com fiscalização)

5 - Jardim Bento Martins

6 - Espaço a qualificar nas traseiras da Rua Ana de Castro Osório


1 comentário:

  1. Os temas estão devidamente apresentados.Muito mais haverá para dizer.Quero publicamente dizer que continuo a apoiar 100% esta nova direção para este biénio e na minha posiçao de presidente do conselho fiscal mas acima de tudo como morador,não deixarei de apoiar e criticar construtivamente.MANUEL JORGE

    ResponderEliminar