sexta-feira, 26 de julho de 2013







 
O Parque Infantil da Quinta da Luz reabriu na passada quinta feira , 25 de Julho após 4 longos meses de espera   em que a AMQL desenvolveu todos os contactos possíveis para abreviar esta reparação.Foi necessária  persistencia e a colaboração e empenho da nossa Junta de Freguesia e  do director Municipal
 Mas ainda foram necessários procedimentos  morosos para uma simples solução como esta efectuada no nosso P.I !!
A solução mais consistente, o alargamento da área e introdução de mais equipamento lúdico ainda aguarda pela conclusão de projecto.Depois da nossa intervenção na sessão de Camara de 15 de Julho , fomos ,na quinta feira 25 de Julho ,contactados pela arquitecta responsável pelo projecto vencedor no O.P de 2012 e estabelecemos contactos , partilhamos algumas breves ideias e iniciamos o caminho para uma boa solução. Aguardamos

domingo, 21 de julho de 2013

AMQL reune com candidatura do PS

A Direção da AMQL reuniu, no passado dia 14 de Julho, com a candidata do PS à presidência da Junta de Freguesia de Carnide, e dois membros da sua lista.

A reunião decorreu num clima de cordialidade, tendo a AMQL apresentado as suas propostas e opiniões sobre a vida da freguesia e do nosso bairro, em particular.

A candidata Alexandra Mota Torres manifestou a sua disponibilidade para colaboração futura e assim ficaram assentes as bases para um diálogo que se pretende profícuo.

A AMQL mantém o seu interesse em estabelecer contactos, após o merecido período de férias, com todas as forças partidárias candidatas às próximas eleições autárquicas.

Pode seguir esta candidatura em: https://www.facebook.com/AlexandraMotaTorresCarnide

Reunião descentralizada da CML em Carnide

A Direção da AMQL participou na reunião de Câmara, realizada no dia 15/7 no Teatro D. Luís Filipe, com a intervenção de dois membros da direção que suscitaram várias questões aos senhores Vereadores presentes.

Mário Alves e Paula Velasquez referiram-se, nomeadamente:

- à necessidade de estrito cumprimento das normas urbanísticas relativas à cércea previstas no plano de urbanização Luz/Carnide alertando para a contenção de potenciais atentados urbanísticos ;
- à congregação de todos os apoios possíveis (equipamentos, instalações) que permitam a implementação do projeto REFOOD em Carnide, ao qual a AMQL já está associada;
- à completa falta de informação relativamente aos 3 projectos aprovados em sede de Orçamento Participativo 2012 a realizar no nosso bairro e cujo prazo de execução termina no final do presente ano;
- à absoluta urgência na reparação do Parque Infantil do Jardim Bento Martins, interdito à população na sequencia de atos de vandalismo em Março deste ano, processo que deve ser independente da sua ampliação e adequação a grupos etários mais jovens, projeto aprovado no OP 2012;
- ao propósito de manutenção e preservação nas melhores condições da calçada portuguesa na sequencia das obras de recuperação do piso na Rua Adelaide Cabete, contempladas nos outros dois projetos aprovados.

Foi ainda solicitado o apoio para a continuação do projeto de recuperação e pintura dos muros que contou com o voluntariado SONAE e Mãos do Mundo e com a colaboração da Junta de Freguesia e da Camara Municipal.

No sentido das respostas ao inquérito promovido pela AMQL, foi sublinhada a necessidade sentida pela população de um espaço comunitário que poderia ser desenvolvido concomitantemente às obras na EB1 Luz/Carnide.

O estacionamento e a relação com a EMEL foram dois assuntos relevantes que mereceram a apresentação de várias propostas:
- o alargamento/flexibilização do horário de fiscalização;
- o aumento das bolsas de residentes;
- a redução do valor do 2º dístico igualando-o ao primeiro.

Foi ainda referida a falta de regulamentação do uso das ciclovias, nomeadamente a responsabilidade civil; a recuperação dos pisos da rede viária e pedonal em vários pontos da freguesia; a semaforização e colocação de passadeiras na Avenida do Colégio Militar.

Foi proposta a afetação de um espaço na freguesia para a constituição de uma Casa das Artes que servisse de repositório para o espólio e as memórias locais, potenciasse o diálogo interdisciplinar e acolhesse várias valências como um forlab cultural.

Finalmente foi mencionada a reabertura do posto de correios a todos os munícipes que resultou do empenho e esforço da Junta de Freguesia, da AMQL e da população.

As respostas dos Senhores Vereadores foram irrelevantes face ao esforço e disponibilidade da AMQL no fornecimento de todas as informações e esclarecimentos preparatórios desta reunião, todavia congratulamo-nos e saudamos os bons resultados obtidos junto da CML por outras organizações da nossa freguesia.