Mário Alves e Paula Velasquez referiram-se, nomeadamente:
- à necessidade de estrito cumprimento das normas urbanísticas relativas à cércea previstas no plano de urbanização Luz/Carnide alertando para a contenção de potenciais atentados urbanísticos ;
- à congregação de todos os apoios possíveis (equipamentos, instalações) que permitam a implementação do projeto REFOOD em Carnide, ao qual a AMQL já está associada;
- à completa falta de informação relativamente aos 3 projectos aprovados em sede de Orçamento Participativo 2012 a realizar no nosso bairro e cujo prazo de execução termina no final do presente ano;
- à absoluta urgência na reparação do Parque Infantil do Jardim Bento Martins, interdito à população na sequencia de atos de vandalismo em Março deste ano, processo que deve ser independente da sua ampliação e adequação a grupos etários mais jovens, projeto aprovado no OP 2012;
- ao propósito de manutenção e preservação nas melhores condições da calçada portuguesa na sequencia das obras de recuperação do piso na Rua Adelaide Cabete, contempladas nos outros dois projetos aprovados.
Foi ainda solicitado o apoio para a continuação do projeto de recuperação e pintura dos muros que contou com o voluntariado SONAE e Mãos do Mundo e com a colaboração da Junta de Freguesia e da Camara Municipal.
No sentido das respostas ao inquérito promovido pela AMQL, foi sublinhada a necessidade sentida pela população de um espaço comunitário que poderia ser desenvolvido concomitantemente às obras na EB1 Luz/Carnide.
O estacionamento e a relação com a EMEL foram dois assuntos relevantes que mereceram a apresentação de várias propostas:
- o alargamento/flexibilização do horário de fiscalização;
- o aumento das bolsas de residentes;
- a redução do valor do 2º dístico igualando-o ao primeiro.
Foi ainda referida a falta de regulamentação do uso das ciclovias, nomeadamente a responsabilidade civil; a recuperação dos pisos da rede viária e pedonal em vários pontos da freguesia; a semaforização e colocação de passadeiras na Avenida do Colégio Militar.
Foi proposta a afetação de um espaço na freguesia para a constituição de uma Casa das Artes que servisse de repositório para o espólio e as memórias locais, potenciasse o diálogo interdisciplinar e acolhesse várias valências como um forlab cultural.
Finalmente foi mencionada a reabertura do posto de correios a todos os munícipes que resultou do empenho e esforço da Junta de Freguesia, da AMQL e da população.
As respostas dos Senhores Vereadores foram irrelevantes face ao esforço e disponibilidade da AMQL no fornecimento de todas as informações e esclarecimentos preparatórios desta reunião, todavia congratulamo-nos e saudamos os bons resultados obtidos junto da CML por outras organizações da nossa freguesia.
No tema Emel, colocámos a hipótese de a recém criada Zona confinante que no nosso bairro , na Quinta do Bom Nome (zona 45 ) e no Centro Histórico ( zona 61) fosse reforçada com outra alternativa de escolha.
ResponderEliminar-Abordámos também o ainda não concretizado perímetro de segurança a implementar em dias de eventos desportivos .
Continuamos disponiveis para apresentarmos mais propostas, assim que se torne possível a nossa participação.